sábado, 28 de março de 2015

KINESIOLOGIA HOLÍSTICA E ANTITERAPIA

KINESIOLOGIA HOLÍSTICA

A Kinesiologia Holística é um método de avaliação que utiliza um reflexo corporal para determinar a reacção do corpo a diversos estímulos.
Isto, permite-nos testar um paciente em vários planos: físico, bioquímico, emocional e energético, identificando os bloqueios e assim pode-los corrigir com um tratamento adequado.

HISTÓRIA

O Dr. George Goodheart foi o primeiro a descrever, em 1964, a relação entre órgão, meridiano e músculo, e a sua aplicação terapêutica. Chamou-lhe Kinesiologia Aplicada.
Raphael Van Assche, na década de 80 cria a Kinesiologia Holística incorporando a técnica de Arm Reflex (A.R.) e descreve a técnica de teste com mudras.
É fundador de Escolas de Kinesiologia em Espanha, Áustria e Alemanha.
José Luis Godoy foi o fundador da Antiterapia, um método em que se aplicam técnicas de Kinesiologia e de Biofeedback e onde se descobrem novas formas de linguagem com o corpo que permitem optimizar capacidades pessoais e ampliar experiências.

Para mais informações sobre Antiterapia consulte www.antiterapia.com

TESTE KINESIOLÓGICO

Os reflexos corporais utilizados normalmente em Kinesiologia são:

  • O teste muscular
  •  Arm Reflex (A.R.)

TESTE MUSCULAR

Músculo forte - Músculo débil


ARM REFLEX (A.R.)

Encurtamento da cadeia muscular de um dos braços



MUDRAS

Os mudras são posições de mãos que nos permitem testar de um modo rápido e eficaz o estado de diferentes sistemas corporais: físico, bioquímico, emocional e energético.




terça-feira, 10 de março de 2015

OSTEOPATIA PARA MÚSICOS

Os músicos sofrem de muitas doenças e lesões próprias da profissão, e muitos destes problemas têm início na época estudantil. Isto afecta todos os tipos de música, desde a clássica e o jazz, até ao rock e a música tradicional. Os danos na audição são um problema grave em todos os tipos de música, se bem que as situações mais stressantes e os danos físicos mais graves produzem-se durante a execução de peças de música clássica. As largas horas de ensaio no começo de carreira são a principal fonte de problemas, se bem que só se manifestam anos depois.



Osteopatia para músicos pretende complementar uma terapia mundialmente reconhecida na área da saúde e bem-estar com um plano de exercícios próprios para cada instrumentista de modo a minimizar danos recorrentes da sua actividade profissional.

Na nossa consulta, o executante encontrará os exercícios mais adequados para as suas necessidades, agrupados por zonas do corpo. Em cada caso indicam-se:

Exercícios de flexibilidade – melhoram a mobilidade articular e a elasticidade muscular.
Alongamentos – Esticam o músculo e baixam a sua tensão.
Exercícios tonificantes – Potenciam a força e resistência do músculo.

Para mais informações e marcações contacte:

Rui Terrinha
Telef: 91 837 8370

segunda-feira, 9 de março de 2015

Técnicas e exercícios para a memória

A memória é algo que pode exercitar, e assim, melhorar a sua capacidade ou pelo menos mantê-la em boas condições por muito mais tempo.


Talvez em algum momento, algumas das pessoas ao seu redor lamentaram-se de não ter uma memória melhor, ou reconheceram que a sua capacidade de lembrar tem diminuído ao longo dos tempos e até mesmo você já passou por este tipo de problema.

Algumas directrizes gerais podem ajudar a melhorar a capacidade de recordar informações e desfrutar de uma memória melhor.

1. Desafie os seus poderes de observação. A multiplicidade de estímulos ao nosso redor faz com que muitos deles passem despercebidos.

Pense por um momento num seu colega de trabalho ou no professor que deu a ultima aula do dia. Provavelmente não tem clareza sobre que roupa estava vestindo ou a cor da sua camisa.

2. Aprenda a oxigenar o seu corpo. A respiração é um acto tão mecânico que é incomum perceber conscientemente as suas implicações no nosso corpo. Respirar correctamente implica necessariamente oxigenar o cérebro. Guarde 5 minutos por dia fazendo estes exercícios:  

  - Sente-se num ambiente confortável e tranquilo.
  - Antes de iniciar esvazie os seus pulmões.
  - Inspire lentamente contando até 3.
  - Expire lentamente contando até 6 (dobro do tempo da inspiração).
  - Repita o exercício aumentando progressivamente o tempo da inspiração.

3. Alimente-se correctamente. O ritmo de vida actual impede, em muitos casos, manter hábitos alimentares adequados e saudáveis. No entanto, deve tentar comer refeições equilibradas, muita água e incluir na dieta uma quantidade suficiente de proteínas e vitaminas, ou seja, peixes, legumes, frutas e verduras, de acordo com a sua idade e necessidades nutricionais.

Comida insuficiente priva o corpo de nutrientes essenciais e impede o cérebro de funcionar correctamente. Pelo contrário, comida em excesso não é garantia de uma boa saúde e pode provocar sonolência e letargia além de problemas cardiovasculares e obesidade.

Para fortalecer a memória é também necessário minerais como o cálcio, fosforo, magnésio e ferro.

domingo, 8 de março de 2015

5 conselhos para um fígado mais saudável

O fígado e um órgão vital para o organismo humano. Manter um fígado saudável é um factor chave para o bem estar físico e mental. O bom funcionamento do fígado reflecte-se não só a nível interno como externo através da pele.


1. Cortar com o tabaco, café, álcool e fritosEles contém substancias químicas nocivas que provocam um stress desnecessário às funções hepáticas.

2. Beber mais água.

3. Comer comidas orgânicas. Os produtos não orgânicos muitas vezes contêm substâncias químicas como pesticidas, hormonas ou antibióticos que se tornam mais difíceis de processar transformando-se por isso numa carga extra para as funções hepáticas.

4. Dormir mais. É durante o sono profundo que o fígado inicia o seu processo de limpeza do organismo. Deitar cedo e sempre à mesma hora é a melhor forma de ajudar o fígado a estabelecer o seu ciclo de rotina diária de desintoxicação.

5. Utilize os benefícios das ervas naturais. O chá de raiz de dente de leão é tido como um bom ajudante na regeneração das células do fígado, assim como um estimulante do funcionamento renal.

sexta-feira, 6 de março de 2015

Enxaqueca e alimentação


A enxaqueca é um problema muito comum. Os estudos mostram que uma pessoa em cada cinco sofre dela. Além de dor de cabeça forte, a pessoa com enxaqueca pode ter uma série de outros sintomas, como náuseas, vómitos, tonturas, visão embaraçada.

Diversos alimentos podem provocar enxaqueca, por isso é importante saber o que evitar em termos de alimentação: queijos (exceto queijo fresco), chocolate, café, qualquer tipo de álcool, qualquer alimento fermentado, alimentos contendo aspartame (um adoçante artificial), alimentos contendo glutamato monossódico (que serve para enriquecer sabor, sendo muito usado na cozinha chinesa, e que leva gente predisposta a ter uma enxaqueca denominada “síndrome do restaurante chinês”), frutas cítricas, salsicha e enchidos

quinta-feira, 5 de março de 2015

Riscos do amálgama dentário


O amálgama dentário representa na práctica de Kinesiologia Aplicada, a causa mais frequente de sobrecargas tóxicas.

Durante muito tempo, o amálgama foi o material de obturação odontológica empregado com mais frequência. compôe-se de uma liga de metais não-nobres para o enchimento de defeitos nos dentes.

Os seus componentes são em essência: mercúrio, estanho, cobre e prata.

Desde o final do século XIX sabe-se que o mercúrio é um VENENO PARA OS NERVOS. Pesquisas suecas chegaram á conclusão de que, as crianças de mães com obturações de amálgama apresentavam concentrações de mercúrio nitidamente mais altas do que crianças com mães que não tinham obturações de amálgama.

O enchimento de amálgama colocado na boca é a forma relativamente atóxica de mercúrio inorgânico. Mas em certas condições pode-se ligar a um grupo metil, que representa um puro veneno para o cérebro e fibras nervosas. 


Os pressupostos para este processo de transformação são:
- Colónia de bactérias erradas na cavidade bucal e no trato intestinal.
- Modificações no equilíbrio ácido-base.
- Presença de diferentes metais na boca, tendo como consequência o aparecimento de correntes electromagnéticas na boca.

Os sintomas de um evenenamento crónico por mercúrio:
- Enfraquecimento do sistema imunitário com susceptibilidade a infecções.
- Estado de espírito depressivo.
- Distúrbios de concentração.
- Distúrbios de visão.
- Erupções cutâneas.
- Neurodermatite.
- Distúrbios hormonais.
- Contracções em todas as áreas musculares, em especial na nuca, nas costas e nos músculos dos intestinos e da bacia.
- Dores de cabeça.
- Aumento da predisposição a alergias e cancro.

Infusões para limpar os rins


Os rins são dos órgãos mais importantes de nosso organismo. Actuam  como excretores e reguladores ao mesmo tempo, pois são os encarregados de filtrar o sangue e eliminar as substâncias tóxicas do nosso organismo. Ao passar por eles tantas substâncias residuais, é fundamental que mantenhamos uma correta alimentação e cuidemos de nossos rins para evitar um acumulo das mesmas e a consequente deficiência de suas funções. Neste sentido, as infusões naturais podem contribuir com uma infinidade de benefícios.
Infusão de dente de leão.
O dente de leão representa um dos melhores remédios naturais para cuidar dos rins graças a suas propriedades diuréticas e depurativas, especialmente. Favorece a eliminação de toxinas através da urina, restaurando as funções renais e estimulando-as. Assim mesmo, em caso de sofrer cálculos renais ou biliares, é um remédio caseiro muito eficaz para aliviar os sintomas.
É recomendável tomar uma infusão de dente de leão pela manhã em jejum, outra após comer e outra depois do jantar para limpar os rins.
Infusão de cavalinha.
A cavalinha também conta com propriedades diuréticas, essenciais para a estimulação da função renal. Assim mesmo, é altamente recomendada para tratar problemas relacionados com a deficiência dos rins, como cálculos, inflamações, infecções do trato urinário. Também é um eficaz remédio natural para combater a retenção de líquidos.
Deverá tomá-la como a anterior, uma em jejum e outra depois das refeições. Se desejar, pode preparar uma infusão com ambas as plantas medicinais.
Infusão de salsa
A salsa conta com propriedades medicinais muito benéficas para os rins, por isso sua infusão é um dos melhores remédios para limpá-los e prevenir doenças derivadas da deficiência renal, como pedras ou infecções. É um potente antioxidante e contém minerais essenciais para fortalecer os rins e estimulá-los.
Deverá tomar entre duas a três infusões ao dia após comer.
Infusão de urtiga verde.
A urtiga verde é composta, entre outras coisas, por clorofila, lectinina, vitaminas do grupo B, ácidos graxos insaturados e essenciais, serotonina e acetilcolina, todas elas substâncias que favorecem a função renal e ajudam a limpar e nutrir os rins.
Neste caso, o mais recomendável é tomar uma infusão de urtiga verde cada dois dias e em jejum. É melhor que os dias sejam intercalados e não seguidos. Mesmo assim, pode combiná-la com a infusão de dente de leão sem problemas.