sábado, 18 de abril de 2015

SABE QUE ALIMENTOS DEVE TOMAR PARA TER OSSOS FORTES E SAUDÁVEIS?


Assim como exercícios são importantes para a prevenção de doenças ósseas, muitos alimentos tem nutrientes que também o são, pois possuem nutrientes que ajudam na manutenção e prevenção dessas doenças.
O consumo de alimentos refinados bebidas alcoólicas e tabaco são um dos principais vilões das doenças ósseas.
Logo, excluí-los de sua vida já é o primeiro passo.
Mas vamos aos alimentos benéficos:
Aves, frutos do mar, carnes, lentilhas e semente de abóbora contém Zinco que aumentam a actividade da Vitamina D.
Feijão, cacau, ostras, nozes, farinha de soja e marisco contém cobre que será um cofactor na produção de enzimas envolvidas na síntese de constituintes da matriz óssea.
Frutas secas, amêndoas, sucos de uva e folhas verde-escuras dão força ao tecido do conteúdo mineral ósseo por conter o Boro.
Frutas, verduras e cereais integrais estão repletos de fibras que diminuem a inflamação do tecido no intestino, fortalecem o sistema imunológico e melhoram a disponibilidade do cálcio por servirem de substrato para bactérias probióticas intestinais, as quais acidificam o pH intestinal.
Vegetais folhosos verde-escuros e cereais integrais contem magnésio. A deficiência desse componente está relacionada à má formação óssea.
Grãos integrais, leguminosas e nozes contém manganês que calcificam os ossos.
Aveia, Cevada, Arroz, Milho e cavalinha contém o Silício, que actua criando ligações de colágenio e proteoglicanos durante o crescimento dos ossos.
Frutas Cítricas são ricas em vitamina C que ajudam na síntese de colágenio e em vitamina D ( sem ela apenas 10 a 15% do cálcio dietético é absorvido).
Peixes de água salgada e fria e a Linhaça são ricos em ômega 3 que promovem a incorporação do ácido eicosapentanóico (EPA) nos fosfolipídios de membranas, diminuindo a inflamação tecidual.
Frutas e  verduras são ricas em potássio que com seu consumo correto, diminuem a excreção de cálcio na urina e a lisina (aminoácido)  pode aumentar a absorção do cálcio.
E o mais importante o Cálcio que deve sempre ter um consumo adequado!

sexta-feira, 10 de abril de 2015

HÉRNIA DE HIATO


A hérnia de hiato é o deslizamento de parte do estômago para o tórax, através do orifício do diafragma.
O esófago do adulto é um canal muscular de 35 a 40 cm, que conduz o alimento da boca ao estômago. Poucos centímetros antes de se abrir no estômago, o esófago cruza o diafragma através de um orifício chamado hiato. O diafragma, principal músculo respiratório, é uma calota muscular que divide o tórax do abdómen. Na região do hiato esofágico existe uma válvula que se abre para a passagem do alimento do esófago para o estômago e se fecha para que o conteúdo gástrico não retorne ao esófago.
A fraqueza da musculatura diafragmática associada a outros factores pode gerar uma alteração no posicionamento do estômago e originar a Hérnia de Hiato. Quando essa condição acontece há uma falha no mecanismo de regulação da válvula anti-refluxo e o conteúdo do estômago, em geral muito ácido, pode atingir a mucosa do esófago, é o chamado Refluxo Gastro-Esofágico (percepção da volta do conteúdo estomacal no sentido da boca).
Tendo um vasto campo de actuação nas condições anormais do sistema digestivo, a OSTEOPATIA também trata as hérnias de hiato com muita eficiência. O tratamento é realizado por meio de técnicas manuais e consiste em normalizar o tónus do diafragma, estimular o sistema nervoso autónomo e regular a posição do estômago na cavidade abdominal.
A reeducação dos hábitos alimentares é parte importante para o sucesso terapêutico e na sua manutenção. Nas condições mais graves, a cirurgia correctiva pode ser necessária.

quinta-feira, 2 de abril de 2015

Problemas no ombro (Supra-espinhoso)? Saiba que exercícios pode fazer

A tendinite no supra-espinhoso é muito frequente. É a inflamação mais comum da articulação do ombro. este problema ocorre normalmente em pessoas com idades entre 25-60 anos.

Aqui seguem uma série de exercícios para efectuar com calma e consciência.