A memória é algo que pode exercitar, e assim, melhorar a sua capacidade ou pelo menos mantê-la em boas condições por muito mais tempo.
Talvez em algum momento, algumas das pessoas ao seu redor lamentaram-se de não ter uma memória melhor, ou reconheceram que a sua capacidade de lembrar tem diminuído ao longo dos tempos e até mesmo você já passou por este tipo de problema.
Algumas directrizes gerais podem ajudar a melhorar a capacidade de recordar informações e desfrutar de uma memória melhor.
1. Desafie os seus poderes de observação. A multiplicidade de estímulos ao nosso redor faz com que muitos deles passem despercebidos.
Pense por um momento num seu colega de trabalho ou no professor que deu a ultima aula do dia. Provavelmente não tem clareza sobre que roupa estava vestindo ou a cor da sua camisa.
2. Aprenda a oxigenar o seu corpo. A respiração é um acto tão mecânico que é incomum perceber conscientemente as suas implicações no nosso corpo. Respirar correctamente implica necessariamente oxigenar o cérebro. Guarde 5 minutos por dia fazendo estes exercícios:
- Sente-se num ambiente confortável e tranquilo.
- Antes de iniciar esvazie os seus pulmões.
- Inspire lentamente contando até 3.
- Expire lentamente contando até 6 (dobro do tempo da inspiração).
- Repita o exercício aumentando progressivamente o tempo da inspiração.
3. Alimente-se correctamente. O ritmo de vida actual impede, em muitos casos, manter hábitos alimentares adequados e saudáveis. No entanto, deve tentar comer refeições equilibradas, muita água e incluir na dieta uma quantidade suficiente de proteínas e vitaminas, ou seja, peixes, legumes, frutas e verduras, de acordo com a sua idade e necessidades nutricionais.
Comida insuficiente priva o corpo de nutrientes essenciais e impede o cérebro de funcionar correctamente. Pelo contrário, comida em excesso não é garantia de uma boa saúde e pode provocar sonolência e letargia além de problemas cardiovasculares e obesidade.
Para fortalecer a memória é também necessário minerais como o cálcio, fosforo, magnésio e ferro.
Sem comentários:
Enviar um comentário