quarta-feira, 21 de outubro de 2015

SAIBA O QUE É A ESCOLIOSE

Todos nós conhecemos alguém que sofre de escoliose. Neste artigo conheça mais sobre esta doença e fique a saber como pode prevenir ou atenuar os seus sintomas.

O que é a escoliose?

escoliose é uma curvatura anormal da coluna, na qual esta se desvia para um dos lados. Cerca de três em cada 100 pessoas tem a coluna deformada em forma de “S” ou “C”. Esta doença pode surgir em qualquer idade mas acentua-se com o crescimento e más posturas. É mais frequente em raparigas.

Tipos de escoliose

– Idiopática, quando as causas são desconhecidas (a mais frequente);
– Congénita, quando é de nascença;
– Neuromuscular, quando é causada por problemas como fraqueza muscular, ou como consequência de doenças debilitantes, tais como osteoporose, paralisia cerebral ou osteoartrite, entre outras.

Quais são os sintomas da escoliose?

Há vários sinais que podem denunciar uma escoliose, entre eles:
– Um ombro que parece mais alto do que o outro, quando se está de pé;
– Dor lombar e nas costas;
– Fadiga na coluna após longa permanência de pé ou sentado;
– Coluna vertebral encurvada para o lado;
– Posturas sempre erradas e para o mesmo lado (de pé e sentado);

Que tratamentos existem para a escoliose?

tratamento vai depender da idade da pessoa e do grau da curvatura. Em casos mais graves, pode ser necessário o uso de coletes ou de cirurgia. Outras abordagens incluem fisioterapia e natação, que ajudam a fortalecer todos os músculos, principalmente os das costas, melhorando assim a postura. Outros tratamentos incluem massagens, osteopatia, quiroprática, entre outras terapias benéficas, mas por vezes com resultados lentos.
Uma escoliose não tratada pode agravar-se e causar muitas dores nas costas e no pescoço, para além de outras possíveis complicações.

sexta-feira, 16 de outubro de 2015

SABE O QUE É A LOMBALGIA?

O que é lombalgia? lombalgia (dor lombar ou lumbago) não é uma doença, mas um sintoma pode aparecer por diferentes causas, algumas simples, outras complexas. É a manifestação dolorosa que acontece na região lombar (parte baixa das costas, na região mais baixa da coluna, perto da bacia), em virtude de alguma anormalidade nessa região do corpo.




A região lombar é uma área muito importante da coluna vertebral, constituída por cinco vértebras que suportam grande parte do peso do indivíduo e dão flexibilidade ao corpo. Entre elas localizam-se discos de fibrocartilagem, que impedem que elas encostem umas nas outras. Nos espaços entre as vértebras emergem as raízes nervosas. Daí que essa complexa estrutura seja muito sujeita a patologias, quase sempre dolorosas. Confira a seguir os tipos de lombalgia.
Os tipos de lombalgia: Há dos tipos de lombalgia: aguda e crônica. A forma aguda é o “mau jeito”. A dor é forte e aparece subitamente depois de um esforço físico. Ocorre na população mais jovem. A forma crônica geralmente acontece entre os mais velhos; a dor não é tão intensa, porém, é quase permanente.
As causas de lombalgia: Na maioria dos casos, a dor nas costas ou lombalgia é devido a um relaxamento das costas, dor postural (lombalgia) ou problemas mecânicos da coluna vertebral como resultado de stress ou má postura. Além disso, outras possíveis causas de lombalgia podem ser:
  • Esforços repetitivos.
  • Excesso do peso a que a coluna fica submetida.
  • Obesidade.
  • Sedentarismo.
  • Condicionamento físico inadequado.
  • Má posição de sentar, deitar, abaixar-se no chão ou carregar algum objecto pesado.
  • Má postura no trabalho.
  • Traumatismos.
  • Causas relacionadas ao envelhecimento, como artrose (bico de papagaio) e osteoporose.
  • Outras vezes, a lombalgia pode ser causada por inflamação, infecção, hérnia de disco, escorregamento de vértebra e até problemas emocionais.
Como é diagnosticado de lombalgia?: Em mais de 90% das vezes, o causa e o diagnóstico da lombalgia feito com uma boa conversa com o paciente e com um exame físico bem feito. Em caso de dúvida, o passo seguinte é a radiografia simples. A densitometria é um exame usado na osteoporose, porém osteoporose não provoca dor. O que dói é a fratura espontânea de uma vértebra enfraquecida pela osteoporose. Portanto, na maioria das vezes, a densitometria não é necessária nos casos de lombalgia.
Tratamento para lombalgia?: O tratamento depende da causa da dor nas costas. Às vezes, a cirurgia pode ser necessária, geralmente quando há grave comprometimento neurológico (estenose do canal lombar, o envolvimento da raiz nervosa, escoliose, deformidades posturais, etc.). Além disso, Quando existe um causa identificada, deve ser feita a remoção dela, se possível.
Os tratamentos sintomáticos devem envolver medicamentos anestésicos e anti-inflamatórios. Os sedativos podem ser empregados para manter os pacientes em repouso porque nas crises agudas o exercício é totalmente contraindicado. O tratamento cirúrgico só está indicado numa pequena porcentagem de pacientes, quando a dor persiste apesar dos tratamentos clínicos. Mesmo os casos de hérnia de disco não têm de ser necessariamente operados, porque quase todos regridem com repouso no leito.
Fonte: http://www.saudedica.com.br/lombalgia-o-que-causas-e-tratamentos/

quarta-feira, 14 de outubro de 2015

5 DICAS PARA COMBATER A OSTEOPOROSE!

O osso é um tecido vivo que está sempre em desenvolvimento. Durante a nossa vida, as células ósseas vão sendo constantemente produzidas e destruídas, num processo conhecido como remodelação óssea.
As células osteoblásticas são responsáveis por construir osso, enquanto que as células osteoclásticas são responsáveis por destruir. Em pessoas saudáveis, a produção de osso excede a sua destruição. Com o envelhecimento, começa-se a inverter este ciclo, e o processo de destruição é maior.

O que é a osteoporose?


A osteoporose ou “ossos porosos”, é o enfraquecimento dos ossos causado por um desequilíbrio entre a construção óssea e a destruição óssea.
As pessoas normalmente perdem osso à medida que envelhecem, apesar de ingerirem as doses recomendadas de cálcio necessário para manter uma saúde óssea ideal.
A perda de osso com o envelhecimento é devido a várias razões, incluindo factores genéticos, sedentarismo e menores níveis de hormonas (estrogénio nas mulheres e testosterona nos homens).

5 dicas importantes para combater a Osteoporose ou para ter Ossos saudáveis


1.Reduza ou elimine os produtos lácteos da sua dieta alimentar.

Olhe para além do corredor dos lacticínios. Limite ao máximo a ingestão de leite e de alimentos lácteos (no máximo 1-2 porções por dia). Neste momento encontra-se demonstrado que os produtos lácteos apresentam efeitos adversos para a saúde e até contribuem para enfraquecer os ossos. Obtenha a sua fonte de Cálcio através de outros alimentos, como os vegetais de folha verde (brócolos, couve, nabiças, etc), frutos secos (amêndoas, avelãs, etc), sementes, algas, entre outros.  Todos estes alimentos são ricos em cálcio, como também em vitaminas importantes para a saúde óssea.
Veja outro artigo AQUI onde se explica porque deve deixar de ingerir tantos lácteos.

2.Obtenha vitamina D.

A vitamina D desempenha um papel fundamental junto com o cálcio para impulsionar a saúde óssea. Sem a vitamina D, o cálcio não é absorvido pelos nossos ossos. Procure por um suplemento de Vitamina D ou um multivitamínico que forneça 1.000µg de vitamina D por dia, e apanhe Sol, principalmente entre as 9h e as 12h.

 3.Mantenha-se activo.

O exercício físico regular, especialmente exercícios como caminhar ou correr, são essenciais para a construção óssea e manutenção de ossos fortes. Os nossos ossos precisam de impacto para que o processo de construção óssea seja estimulado, pelo que neste caso, a natação não é a melhor opção.

 4. Tenha cuidado com o retinol (vitamina A)

Não exagere no leite fortificado, nas barras energéticas e nos cereais matinais, todos os quais podem ser ricos em vitamina A. Muitos fabricantes de multivitamínicos ósseos substituíram o retinol por beta-caroteno, que não é prejudicial para os ossos.

 5. Ajude os seus filhos a construir ossos fortes.

É durante a juventude e no início da vida adulta (mais ou menos até aos 30anos) que existe um maior desenvolvimento ósseo, pelo que devemos estimular os jovens a ter um estilo de vida saudável, fazendo uma adequada ingestão de Vitamina D e Cálcio, assim como fazer exercício físico regular. Isto vai ajudar a eles mantenham os ossos fortes e saudáveis durante a sua vida adulta, e que o degaste ósseo seja mais lento durante o envelhecimento.
Fonte: http://img2.timg.co.il/CommunaFiles/18435628.pdf

terça-feira, 6 de outubro de 2015

OSTEOPATIA E ARTICULAÇÃO TEMPOROMANDIBULAR

A ATM, ou articulação temporomandibular, é a articulação que une mandíbula e crânio. Vários grupos musculares, ligamentos, articulações, ossos e arcada dentária compõem essa estrutura que nos faz fechar e abrir a boca.



A DTM é o funcionamento anormal desta articulação, também chamada de Desordens Temporomandibulares, que podem trazer desalinhamento na coluna e provocar dores e inflamações sérias.

Quais os sintomas da DTM?
Essas disfunções da ATM apresentam muitos sinais e sintomas, por isso, é difícil saber ao certo se você tem DTM sem fazer uma análise com um profissional.

Alguns dos sintomas mais comuns de D-ATM são:
  • Dores de cabeça (frequentemente parecidas com enxaquecas);
  • Dores de ouvido;
  • Dor e pressão atrás dos olhos;
  • Um “clique” ou sensação de desencaixe ao abrir ou fechar a boca;
  • Dor ao bocejar, ao abrir muito a boca ou ao mastigar;
  • Mandíbulas que “ficam presas” travam ou saem do lugar (Luxação);
  • Flacidez dos músculos da mandíbula;
  • Uma brusca mudança no modo em que os dentes superiores e inferiores se encaixam, levando a uma mordida cruzada.
A Osteopatia lida com o corpo como uma unidade. Ela tem como objetivo investigar a causa da dor, que pode ter diversas origens, permitindo pensar de forma global, procurando as relações que existem em todas as estruturas do nosso corpo.

Ao avaliar a mobilidade da ATM, palpando suas restrições articulares, ligamentares e musculares envolvidas, o profissional avalia a mobilidade craniana e  a coluna cervical e sacro. As disfunções dos ossos do crânio podem causar alguns problemas devido as suas relações anatômicas, assim como em relação ao sacro, causando esses sintomas.

Após uma avaliação completa, o tratamento é exclusivamente manual e muito suave, que na grande maioria dos casos consegue-se um alivio quase que imediato da dor e dos desconfortos causados pelas Desordens da ATM.

terça-feira, 14 de julho de 2015

O CÉREBRO DOS MÚSICOS É DIFERENTE DOS OUTROS!

Os cientistas estudaram a função do cérebro quando se ouve música e foram surpreendidos com o número de áreas que são estimuladas.



Mas quando eles estudaram os cérebros de quem se dedica a interpretar e tocar um instrumento eles perceberam a quantidade surpreendentemente rápida de processamento de informações em sequências complexas que são executadas.

Embora a pesquisa seja relativamente recente os neurocientistas descobriram que tocar um instrumento envolve quase todas as áreas do cérebro ao mesmo tempo.

No vídeo a seguir, da TED-ed entram em mais detalhes.



quinta-feira, 21 de maio de 2015

SABE O QUE É A MASSAGEM "CYRIAX"?


A massagem transversa profunda também chamada “Cyriax” é um tipo de manipulação que é usada para tratar os tecidos moles do organismo.

Foi criada nos anos 30 e 50 pelo Dr. Cyriax que certificou-se que os distúrbios das partes moles do corpo eram diagnósticas de maneiras diferentes de um médico para outro. As lesões que afectam as estruturas ósseas envolvem um tipo diferente de diagnóstico. Cyriax abandonou a cirurgia ortopédica e dedicou-se ao estudo dos músculos e dos tecidos moles. Desenvolveu um novo método que consiste em recolher um diagnóstico preciso do paciente, a realização de uma análise aprofundada funcional e, no final na palpação das estruturas do corpo. O seu método inclui: massagem profunda, infiltração e manipulação das articulações periféricas.

Para que serve a massagem transversa profunda?
O propósito deste tratamento é o de manter ou restabelecer a mobilidade normal e a elasticidade dos tecidos, permite de tratar apenas a área seleccionada sem intervir sobre as partes do tecido saudável .
A principal indicação é para o tratamento de tendinites: no ombro, cotovelo, joelho, tornozelo, etc.


Este tratamento serve também para:
1. Bloquear a formação de tecido cicatricial fibroso, evitando a criação de aderências entre as várias fibras.
2. Reduzir temporariamente a dor e estabilizar o fluxo de metabolitos estimulando a hiperémia local.
3. Reposicionar as fibras de colágenio em sua posição inicial (antes da lesão), organizando os feixes musculares na maneira mais correta para dar uma resposta adequada a estímulos mecânicos.
4. Enviar estímulos para os mecano-receptores para interferir com as mensagens aferentes nociceptivos que viajam na direcção do cérebro.
5. Evitar que o tecido fibroso danificado crie uma inflamação que se auto-alimenta.
6. Ajudar a formação de uma cicatrização funcional e forte.
7. Através do movimento da estrutura anatómica em questão, deve prevenir ou quebrar aderências formadas como resultado de uma lesão do tecido.

As únicas contra-indicações são:
1. Grande calcificações de tecidos moles.
2. As lesões ao nível do tendão de origem reumatóide.

sábado, 18 de abril de 2015

SABE QUE ALIMENTOS DEVE TOMAR PARA TER OSSOS FORTES E SAUDÁVEIS?


Assim como exercícios são importantes para a prevenção de doenças ósseas, muitos alimentos tem nutrientes que também o são, pois possuem nutrientes que ajudam na manutenção e prevenção dessas doenças.
O consumo de alimentos refinados bebidas alcoólicas e tabaco são um dos principais vilões das doenças ósseas.
Logo, excluí-los de sua vida já é o primeiro passo.
Mas vamos aos alimentos benéficos:
Aves, frutos do mar, carnes, lentilhas e semente de abóbora contém Zinco que aumentam a actividade da Vitamina D.
Feijão, cacau, ostras, nozes, farinha de soja e marisco contém cobre que será um cofactor na produção de enzimas envolvidas na síntese de constituintes da matriz óssea.
Frutas secas, amêndoas, sucos de uva e folhas verde-escuras dão força ao tecido do conteúdo mineral ósseo por conter o Boro.
Frutas, verduras e cereais integrais estão repletos de fibras que diminuem a inflamação do tecido no intestino, fortalecem o sistema imunológico e melhoram a disponibilidade do cálcio por servirem de substrato para bactérias probióticas intestinais, as quais acidificam o pH intestinal.
Vegetais folhosos verde-escuros e cereais integrais contem magnésio. A deficiência desse componente está relacionada à má formação óssea.
Grãos integrais, leguminosas e nozes contém manganês que calcificam os ossos.
Aveia, Cevada, Arroz, Milho e cavalinha contém o Silício, que actua criando ligações de colágenio e proteoglicanos durante o crescimento dos ossos.
Frutas Cítricas são ricas em vitamina C que ajudam na síntese de colágenio e em vitamina D ( sem ela apenas 10 a 15% do cálcio dietético é absorvido).
Peixes de água salgada e fria e a Linhaça são ricos em ômega 3 que promovem a incorporação do ácido eicosapentanóico (EPA) nos fosfolipídios de membranas, diminuindo a inflamação tecidual.
Frutas e  verduras são ricas em potássio que com seu consumo correto, diminuem a excreção de cálcio na urina e a lisina (aminoácido)  pode aumentar a absorção do cálcio.
E o mais importante o Cálcio que deve sempre ter um consumo adequado!

sexta-feira, 10 de abril de 2015

HÉRNIA DE HIATO


A hérnia de hiato é o deslizamento de parte do estômago para o tórax, através do orifício do diafragma.
O esófago do adulto é um canal muscular de 35 a 40 cm, que conduz o alimento da boca ao estômago. Poucos centímetros antes de se abrir no estômago, o esófago cruza o diafragma através de um orifício chamado hiato. O diafragma, principal músculo respiratório, é uma calota muscular que divide o tórax do abdómen. Na região do hiato esofágico existe uma válvula que se abre para a passagem do alimento do esófago para o estômago e se fecha para que o conteúdo gástrico não retorne ao esófago.
A fraqueza da musculatura diafragmática associada a outros factores pode gerar uma alteração no posicionamento do estômago e originar a Hérnia de Hiato. Quando essa condição acontece há uma falha no mecanismo de regulação da válvula anti-refluxo e o conteúdo do estômago, em geral muito ácido, pode atingir a mucosa do esófago, é o chamado Refluxo Gastro-Esofágico (percepção da volta do conteúdo estomacal no sentido da boca).
Tendo um vasto campo de actuação nas condições anormais do sistema digestivo, a OSTEOPATIA também trata as hérnias de hiato com muita eficiência. O tratamento é realizado por meio de técnicas manuais e consiste em normalizar o tónus do diafragma, estimular o sistema nervoso autónomo e regular a posição do estômago na cavidade abdominal.
A reeducação dos hábitos alimentares é parte importante para o sucesso terapêutico e na sua manutenção. Nas condições mais graves, a cirurgia correctiva pode ser necessária.

quinta-feira, 2 de abril de 2015

Problemas no ombro (Supra-espinhoso)? Saiba que exercícios pode fazer

A tendinite no supra-espinhoso é muito frequente. É a inflamação mais comum da articulação do ombro. este problema ocorre normalmente em pessoas com idades entre 25-60 anos.

Aqui seguem uma série de exercícios para efectuar com calma e consciência.


sábado, 28 de março de 2015

KINESIOLOGIA HOLÍSTICA E ANTITERAPIA

KINESIOLOGIA HOLÍSTICA

A Kinesiologia Holística é um método de avaliação que utiliza um reflexo corporal para determinar a reacção do corpo a diversos estímulos.
Isto, permite-nos testar um paciente em vários planos: físico, bioquímico, emocional e energético, identificando os bloqueios e assim pode-los corrigir com um tratamento adequado.

HISTÓRIA

O Dr. George Goodheart foi o primeiro a descrever, em 1964, a relação entre órgão, meridiano e músculo, e a sua aplicação terapêutica. Chamou-lhe Kinesiologia Aplicada.
Raphael Van Assche, na década de 80 cria a Kinesiologia Holística incorporando a técnica de Arm Reflex (A.R.) e descreve a técnica de teste com mudras.
É fundador de Escolas de Kinesiologia em Espanha, Áustria e Alemanha.
José Luis Godoy foi o fundador da Antiterapia, um método em que se aplicam técnicas de Kinesiologia e de Biofeedback e onde se descobrem novas formas de linguagem com o corpo que permitem optimizar capacidades pessoais e ampliar experiências.

Para mais informações sobre Antiterapia consulte www.antiterapia.com

TESTE KINESIOLÓGICO

Os reflexos corporais utilizados normalmente em Kinesiologia são:

  • O teste muscular
  •  Arm Reflex (A.R.)

TESTE MUSCULAR

Músculo forte - Músculo débil


ARM REFLEX (A.R.)

Encurtamento da cadeia muscular de um dos braços



MUDRAS

Os mudras são posições de mãos que nos permitem testar de um modo rápido e eficaz o estado de diferentes sistemas corporais: físico, bioquímico, emocional e energético.




terça-feira, 10 de março de 2015

OSTEOPATIA PARA MÚSICOS

Os músicos sofrem de muitas doenças e lesões próprias da profissão, e muitos destes problemas têm início na época estudantil. Isto afecta todos os tipos de música, desde a clássica e o jazz, até ao rock e a música tradicional. Os danos na audição são um problema grave em todos os tipos de música, se bem que as situações mais stressantes e os danos físicos mais graves produzem-se durante a execução de peças de música clássica. As largas horas de ensaio no começo de carreira são a principal fonte de problemas, se bem que só se manifestam anos depois.



Osteopatia para músicos pretende complementar uma terapia mundialmente reconhecida na área da saúde e bem-estar com um plano de exercícios próprios para cada instrumentista de modo a minimizar danos recorrentes da sua actividade profissional.

Na nossa consulta, o executante encontrará os exercícios mais adequados para as suas necessidades, agrupados por zonas do corpo. Em cada caso indicam-se:

Exercícios de flexibilidade – melhoram a mobilidade articular e a elasticidade muscular.
Alongamentos – Esticam o músculo e baixam a sua tensão.
Exercícios tonificantes – Potenciam a força e resistência do músculo.

Para mais informações e marcações contacte:

Rui Terrinha
Telef: 91 837 8370

segunda-feira, 9 de março de 2015

Técnicas e exercícios para a memória

A memória é algo que pode exercitar, e assim, melhorar a sua capacidade ou pelo menos mantê-la em boas condições por muito mais tempo.


Talvez em algum momento, algumas das pessoas ao seu redor lamentaram-se de não ter uma memória melhor, ou reconheceram que a sua capacidade de lembrar tem diminuído ao longo dos tempos e até mesmo você já passou por este tipo de problema.

Algumas directrizes gerais podem ajudar a melhorar a capacidade de recordar informações e desfrutar de uma memória melhor.

1. Desafie os seus poderes de observação. A multiplicidade de estímulos ao nosso redor faz com que muitos deles passem despercebidos.

Pense por um momento num seu colega de trabalho ou no professor que deu a ultima aula do dia. Provavelmente não tem clareza sobre que roupa estava vestindo ou a cor da sua camisa.

2. Aprenda a oxigenar o seu corpo. A respiração é um acto tão mecânico que é incomum perceber conscientemente as suas implicações no nosso corpo. Respirar correctamente implica necessariamente oxigenar o cérebro. Guarde 5 minutos por dia fazendo estes exercícios:  

  - Sente-se num ambiente confortável e tranquilo.
  - Antes de iniciar esvazie os seus pulmões.
  - Inspire lentamente contando até 3.
  - Expire lentamente contando até 6 (dobro do tempo da inspiração).
  - Repita o exercício aumentando progressivamente o tempo da inspiração.

3. Alimente-se correctamente. O ritmo de vida actual impede, em muitos casos, manter hábitos alimentares adequados e saudáveis. No entanto, deve tentar comer refeições equilibradas, muita água e incluir na dieta uma quantidade suficiente de proteínas e vitaminas, ou seja, peixes, legumes, frutas e verduras, de acordo com a sua idade e necessidades nutricionais.

Comida insuficiente priva o corpo de nutrientes essenciais e impede o cérebro de funcionar correctamente. Pelo contrário, comida em excesso não é garantia de uma boa saúde e pode provocar sonolência e letargia além de problemas cardiovasculares e obesidade.

Para fortalecer a memória é também necessário minerais como o cálcio, fosforo, magnésio e ferro.

domingo, 8 de março de 2015

5 conselhos para um fígado mais saudável

O fígado e um órgão vital para o organismo humano. Manter um fígado saudável é um factor chave para o bem estar físico e mental. O bom funcionamento do fígado reflecte-se não só a nível interno como externo através da pele.


1. Cortar com o tabaco, café, álcool e fritosEles contém substancias químicas nocivas que provocam um stress desnecessário às funções hepáticas.

2. Beber mais água.

3. Comer comidas orgânicas. Os produtos não orgânicos muitas vezes contêm substâncias químicas como pesticidas, hormonas ou antibióticos que se tornam mais difíceis de processar transformando-se por isso numa carga extra para as funções hepáticas.

4. Dormir mais. É durante o sono profundo que o fígado inicia o seu processo de limpeza do organismo. Deitar cedo e sempre à mesma hora é a melhor forma de ajudar o fígado a estabelecer o seu ciclo de rotina diária de desintoxicação.

5. Utilize os benefícios das ervas naturais. O chá de raiz de dente de leão é tido como um bom ajudante na regeneração das células do fígado, assim como um estimulante do funcionamento renal.

sexta-feira, 6 de março de 2015

Enxaqueca e alimentação


A enxaqueca é um problema muito comum. Os estudos mostram que uma pessoa em cada cinco sofre dela. Além de dor de cabeça forte, a pessoa com enxaqueca pode ter uma série de outros sintomas, como náuseas, vómitos, tonturas, visão embaraçada.

Diversos alimentos podem provocar enxaqueca, por isso é importante saber o que evitar em termos de alimentação: queijos (exceto queijo fresco), chocolate, café, qualquer tipo de álcool, qualquer alimento fermentado, alimentos contendo aspartame (um adoçante artificial), alimentos contendo glutamato monossódico (que serve para enriquecer sabor, sendo muito usado na cozinha chinesa, e que leva gente predisposta a ter uma enxaqueca denominada “síndrome do restaurante chinês”), frutas cítricas, salsicha e enchidos

quinta-feira, 5 de março de 2015

Riscos do amálgama dentário


O amálgama dentário representa na práctica de Kinesiologia Aplicada, a causa mais frequente de sobrecargas tóxicas.

Durante muito tempo, o amálgama foi o material de obturação odontológica empregado com mais frequência. compôe-se de uma liga de metais não-nobres para o enchimento de defeitos nos dentes.

Os seus componentes são em essência: mercúrio, estanho, cobre e prata.

Desde o final do século XIX sabe-se que o mercúrio é um VENENO PARA OS NERVOS. Pesquisas suecas chegaram á conclusão de que, as crianças de mães com obturações de amálgama apresentavam concentrações de mercúrio nitidamente mais altas do que crianças com mães que não tinham obturações de amálgama.

O enchimento de amálgama colocado na boca é a forma relativamente atóxica de mercúrio inorgânico. Mas em certas condições pode-se ligar a um grupo metil, que representa um puro veneno para o cérebro e fibras nervosas. 


Os pressupostos para este processo de transformação são:
- Colónia de bactérias erradas na cavidade bucal e no trato intestinal.
- Modificações no equilíbrio ácido-base.
- Presença de diferentes metais na boca, tendo como consequência o aparecimento de correntes electromagnéticas na boca.

Os sintomas de um evenenamento crónico por mercúrio:
- Enfraquecimento do sistema imunitário com susceptibilidade a infecções.
- Estado de espírito depressivo.
- Distúrbios de concentração.
- Distúrbios de visão.
- Erupções cutâneas.
- Neurodermatite.
- Distúrbios hormonais.
- Contracções em todas as áreas musculares, em especial na nuca, nas costas e nos músculos dos intestinos e da bacia.
- Dores de cabeça.
- Aumento da predisposição a alergias e cancro.

Infusões para limpar os rins


Os rins são dos órgãos mais importantes de nosso organismo. Actuam  como excretores e reguladores ao mesmo tempo, pois são os encarregados de filtrar o sangue e eliminar as substâncias tóxicas do nosso organismo. Ao passar por eles tantas substâncias residuais, é fundamental que mantenhamos uma correta alimentação e cuidemos de nossos rins para evitar um acumulo das mesmas e a consequente deficiência de suas funções. Neste sentido, as infusões naturais podem contribuir com uma infinidade de benefícios.
Infusão de dente de leão.
O dente de leão representa um dos melhores remédios naturais para cuidar dos rins graças a suas propriedades diuréticas e depurativas, especialmente. Favorece a eliminação de toxinas através da urina, restaurando as funções renais e estimulando-as. Assim mesmo, em caso de sofrer cálculos renais ou biliares, é um remédio caseiro muito eficaz para aliviar os sintomas.
É recomendável tomar uma infusão de dente de leão pela manhã em jejum, outra após comer e outra depois do jantar para limpar os rins.
Infusão de cavalinha.
A cavalinha também conta com propriedades diuréticas, essenciais para a estimulação da função renal. Assim mesmo, é altamente recomendada para tratar problemas relacionados com a deficiência dos rins, como cálculos, inflamações, infecções do trato urinário. Também é um eficaz remédio natural para combater a retenção de líquidos.
Deverá tomá-la como a anterior, uma em jejum e outra depois das refeições. Se desejar, pode preparar uma infusão com ambas as plantas medicinais.
Infusão de salsa
A salsa conta com propriedades medicinais muito benéficas para os rins, por isso sua infusão é um dos melhores remédios para limpá-los e prevenir doenças derivadas da deficiência renal, como pedras ou infecções. É um potente antioxidante e contém minerais essenciais para fortalecer os rins e estimulá-los.
Deverá tomar entre duas a três infusões ao dia após comer.
Infusão de urtiga verde.
A urtiga verde é composta, entre outras coisas, por clorofila, lectinina, vitaminas do grupo B, ácidos graxos insaturados e essenciais, serotonina e acetilcolina, todas elas substâncias que favorecem a função renal e ajudam a limpar e nutrir os rins.
Neste caso, o mais recomendável é tomar uma infusão de urtiga verde cada dois dias e em jejum. É melhor que os dias sejam intercalados e não seguidos. Mesmo assim, pode combiná-la com a infusão de dente de leão sem problemas.