quarta-feira, 14 de outubro de 2015

5 DICAS PARA COMBATER A OSTEOPOROSE!

O osso é um tecido vivo que está sempre em desenvolvimento. Durante a nossa vida, as células ósseas vão sendo constantemente produzidas e destruídas, num processo conhecido como remodelação óssea.
As células osteoblásticas são responsáveis por construir osso, enquanto que as células osteoclásticas são responsáveis por destruir. Em pessoas saudáveis, a produção de osso excede a sua destruição. Com o envelhecimento, começa-se a inverter este ciclo, e o processo de destruição é maior.

O que é a osteoporose?


A osteoporose ou “ossos porosos”, é o enfraquecimento dos ossos causado por um desequilíbrio entre a construção óssea e a destruição óssea.
As pessoas normalmente perdem osso à medida que envelhecem, apesar de ingerirem as doses recomendadas de cálcio necessário para manter uma saúde óssea ideal.
A perda de osso com o envelhecimento é devido a várias razões, incluindo factores genéticos, sedentarismo e menores níveis de hormonas (estrogénio nas mulheres e testosterona nos homens).

5 dicas importantes para combater a Osteoporose ou para ter Ossos saudáveis


1.Reduza ou elimine os produtos lácteos da sua dieta alimentar.

Olhe para além do corredor dos lacticínios. Limite ao máximo a ingestão de leite e de alimentos lácteos (no máximo 1-2 porções por dia). Neste momento encontra-se demonstrado que os produtos lácteos apresentam efeitos adversos para a saúde e até contribuem para enfraquecer os ossos. Obtenha a sua fonte de Cálcio através de outros alimentos, como os vegetais de folha verde (brócolos, couve, nabiças, etc), frutos secos (amêndoas, avelãs, etc), sementes, algas, entre outros.  Todos estes alimentos são ricos em cálcio, como também em vitaminas importantes para a saúde óssea.
Veja outro artigo AQUI onde se explica porque deve deixar de ingerir tantos lácteos.

2.Obtenha vitamina D.

A vitamina D desempenha um papel fundamental junto com o cálcio para impulsionar a saúde óssea. Sem a vitamina D, o cálcio não é absorvido pelos nossos ossos. Procure por um suplemento de Vitamina D ou um multivitamínico que forneça 1.000µg de vitamina D por dia, e apanhe Sol, principalmente entre as 9h e as 12h.

 3.Mantenha-se activo.

O exercício físico regular, especialmente exercícios como caminhar ou correr, são essenciais para a construção óssea e manutenção de ossos fortes. Os nossos ossos precisam de impacto para que o processo de construção óssea seja estimulado, pelo que neste caso, a natação não é a melhor opção.

 4. Tenha cuidado com o retinol (vitamina A)

Não exagere no leite fortificado, nas barras energéticas e nos cereais matinais, todos os quais podem ser ricos em vitamina A. Muitos fabricantes de multivitamínicos ósseos substituíram o retinol por beta-caroteno, que não é prejudicial para os ossos.

 5. Ajude os seus filhos a construir ossos fortes.

É durante a juventude e no início da vida adulta (mais ou menos até aos 30anos) que existe um maior desenvolvimento ósseo, pelo que devemos estimular os jovens a ter um estilo de vida saudável, fazendo uma adequada ingestão de Vitamina D e Cálcio, assim como fazer exercício físico regular. Isto vai ajudar a eles mantenham os ossos fortes e saudáveis durante a sua vida adulta, e que o degaste ósseo seja mais lento durante o envelhecimento.
Fonte: http://img2.timg.co.il/CommunaFiles/18435628.pdf

Sem comentários: