A região lombar é uma área muito importante da coluna vertebral, constituída por cinco vértebras que suportam grande parte do peso do indivíduo e dão flexibilidade ao corpo. Entre elas localizam-se discos de fibrocartilagem, que impedem que elas encostem umas nas outras. Nos espaços entre as vértebras emergem as raízes nervosas. Daí que essa complexa estrutura seja muito sujeita a patologias, quase sempre dolorosas. Confira a seguir os tipos de lombalgia.
Os tipos de lombalgia: Há dos tipos de lombalgia: aguda e crônica. A forma aguda é o “mau jeito”. A dor é forte e aparece subitamente depois de um esforço físico. Ocorre na população mais jovem. A forma crônica geralmente acontece entre os mais velhos; a dor não é tão intensa, porém, é quase permanente.
As causas de lombalgia: Na maioria dos casos, a dor nas costas ou lombalgia é devido a um relaxamento das costas, dor postural (lombalgia) ou problemas mecânicos da coluna vertebral como resultado de stress ou má postura. Além disso, outras possíveis causas de lombalgia podem ser:
- Esforços repetitivos.
- Excesso do peso a que a coluna fica submetida.
- Obesidade.
- Sedentarismo.
- Condicionamento físico inadequado.
- Má posição de sentar, deitar, abaixar-se no chão ou carregar algum objecto pesado.
- Má postura no trabalho.
- Traumatismos.
- Causas relacionadas ao envelhecimento, como artrose (bico de papagaio) e osteoporose.
- Outras vezes, a lombalgia pode ser causada por inflamação, infecção, hérnia de disco, escorregamento de vértebra e até problemas emocionais.
Como é diagnosticado de lombalgia?: Em mais de 90% das vezes, o causa e o diagnóstico da lombalgia feito com uma boa conversa com o paciente e com um exame físico bem feito. Em caso de dúvida, o passo seguinte é a radiografia simples. A densitometria é um exame usado na osteoporose, porém osteoporose não provoca dor. O que dói é a fratura espontânea de uma vértebra enfraquecida pela osteoporose. Portanto, na maioria das vezes, a densitometria não é necessária nos casos de lombalgia.
Tratamento para lombalgia?: O tratamento depende da causa da dor nas costas. Às vezes, a cirurgia pode ser necessária, geralmente quando há grave comprometimento neurológico (estenose do canal lombar, o envolvimento da raiz nervosa, escoliose, deformidades posturais, etc.). Além disso, Quando existe um causa identificada, deve ser feita a remoção dela, se possível.
Os tratamentos sintomáticos devem envolver medicamentos anestésicos e anti-inflamatórios. Os sedativos podem ser empregados para manter os pacientes em repouso porque nas crises agudas o exercício é totalmente contraindicado. O tratamento cirúrgico só está indicado numa pequena porcentagem de pacientes, quando a dor persiste apesar dos tratamentos clínicos. Mesmo os casos de hérnia de disco não têm de ser necessariamente operados, porque quase todos regridem com repouso no leito.
Fonte: http://www.saudedica.com.br/lombalgia-o-que-causas-e-tratamentos/
Sem comentários:
Enviar um comentário